Tem que ir: Foz do Rio São Francisco: como chegar, valores e dicas desse lugar incrível ,

Destaques

POSTS RECENTES

Foz do Rio São Francisco: como chegar, valores e dicas desse lugar incrível

04 janeiro 2024
Como visitar a Foz do Rio São Francisco

No passeio a Foz do Rio São Francisco você irá conhecer as únicas dunas móveis da região e verá o belíssimo encontro do "Velho Chico" com o mar, na divisa de Alagoas com Sergipe. Experiência imperdível, Tem que ir!

Neste post vamos dar todas as dicas de como visitar a Foz do Rio São Francisco e compartilhar os detalhes da experiência no passeio saindo de Maceió e Aracaju.

Como chegar a Foz do Rio São Francisco

Onde ficar a Foz do Rio São Francisco

A foz do Rio São Francisco encontra-se na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, entre as cidades de Piaçabuçu e Brejo Grande. Para quem sai de Maceió, são 140 km até Piaçabuçu, no extremo sul de Alagoas, já quem sai de Aracaju, são 110 km até Brejo Grande, extremo leste de Sergipe.


Distancia até a Foz do Rio São Francisco

Para chegar a Foz do Rio São Francisco por conta própria, você terá que fazer parte do trajeto de carro até Piaçabuçu e lá contratar o passeio de barco até a Foz, ou você pode fazer um tour completo com as agências de turismo partindo de Aracaju ou Maceió que já inclui transfer, barco, etc.

Nós fizemos o passeio partindo de Maceió com a Luck Receptivo, nesse dia saímos do hotel por volta das 6h30h e seguimos até o município de Piaçabuçu, foram aproximadamente 2 horas de viagem até chegarmos na cidadezinha localizada ás margens do "Velho Chico".


Como chegar a Foz do Rio São Francisco
Piaçabuçu - Alagoas

Chegando lá fomos até o Restaurante Maraná, que além de ser um lugar lindo e com ótima estrutura, é ponto de embarque do Catamarã que leva a Foz do Rio São Francisco, custa R$65,00 por pessoa.


Passeio a Foz do Rio São Francisco
Restaurante Maraná - Piaçabuçu

Curiosidade que você certamente irá escutar por lá: Piaçabuçu, é a única palavra da língua portuguesa que possui duas cedilhas (“ç”).

Passeio de barco Foz do Rio São Francisco

Tudo sobre o passeio a Foz do Rio São Francisco, Alagoas

Embarcamos num catamarã grande, com serviço de bordo, forrózinho animado e um guia local, que a partir dali foi nos dando informações e contando várias curiosidades da região.


Quanto custa passeio de Catamarã Foz do Rio São Francisco
Catamarã Foz do Rio São Francisco

A sensação era de estar em um cenário de filme! E não é que estávamos mesmo!! Ahahaaa, na região foram gravadas cenas do filme "Deus é Brasileiro", que teve a participação de Antônio Fagundes, Wagner Moura entre outros.


Passeio a Foz do Rio São Francisco

Em um determinado momento o barco navega bem no meio dos dois estados, de um lado Alagoas e do outro Sergipe, separados apenas pelas águas do Velho Chico. Muito legal!


Dicas de como visitar a Foz do Rio São Francisco

Passamos por áreas de vegetação, ilhas, vimos de longe um Farol onde antigamente existia um povoado sergipano e que, por conta das mudanças climáticas que afetam o Rio São Francisco, hoje já não existe mais!


De Maceió a  Foz do Rio São Francisco

Depois de aproximadamente 1h30 navegando pelas águas do Velho Chico chegamos nas dunas de Piaçabuçu, as únicas dunas móveis no estado de Alagoas, dunas móveis porque com a ação do vento elas mudam constantemente de tamanho e de lugar.


De Aracaju a Foz do Rio São Francisco

No local há barraquinhas que vendem artesanatos, imagens de São Francisco, estátuas do Chico Pezão (um antigo pescador), além das cocadas deliciosas da Dona Gil, uma simpatia de pessoa que oferece os sabores mais variados que você possa imaginar! Até cocada de café nos provamos, maravilhosas!

Foz do Rio São Francisco

O que fazer na Foz do Rio São Francisco

Fizemos uma caminhada entre dunas, os guias orientam onde você pode ir, qual a parte do rio é segura para se banhar, etc. Adoramos explorar cada pedacinho desse paraíso até chegar no topo das dunas e ver o exato lugar onde o Velho Chico deságua no mar, após percorrer mais de 3.200 km desde sua nascente, na Serra da Canastra - Minas Gerais. Uma beleza única!


Dunas de Alagoas, Foz do Rio São Francisco
Tentei fazer a clássica foto Tieta, hehe

O visual das Dunas junto com as lagoas é um dos cenários mais lindos que já vimos na vida. Tivemos 2h para curtir esse sonho de lugar!


Foz do Rio São Francisco

O Rio São Francisco é o maior e o único rio genuinamente brasileiro, que nasce e termina dentro do Brasil, também é um dos rios mais importantes da América do Sul e nós tivemos a oportunidade de ver de perto um pouquinho dessa imensidão, nos sentimos pequenas e emocionadas diante de tanta beleza. Gratidão!


Onde é a Foz do Rio São Francisco

As fotos e tudo que escrevemos aqui não são capazes de explicar o quanto foi lindo e especial conhecer a Foz do Rio São Francisco. Tem que ir!


Veja também:

Tudo sobre a Praia do Gunga



Pin It
2 comentários

2 comments:

  1. nossa que delícia de lugar, to amando esse seu passeio por Maceio e tds suas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia.

      Ficamos felizes e saber que está amando, obrigada!! Estamos encantadas com Alagoas!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir