Tem que ir: Primeira viagem à Argentina? Curiosidades e dicas para te ajudar no "portunhol" ,

Destaques

POSTS RECENTES

Primeira viagem à Argentina? Curiosidades e dicas para te ajudar no "portunhol"

02 abril 2024
Brasileiros em Buenos Aires

Partimos para a Argentina pela primeira vez, desembarcamos em Buenos Aires com aquela sensação de tudo novidade, outra cultura, outra língua, achamos que iríamos tirar de letra o espanhol, só que não foi beeeem assim! rs. 

Então listamos o que vimos de mais curioso e reunimos dicas essenciais para te ajudar a se virar no "portunhol" e evitar "saias justas" durante sua viagem a terra dos nuestros hermanos. 😉

CURIOSIDADES E DICAS DA ARGENTINA

NO DIA A DIA..

Dicas de Buenos Aires
Paseo de la Historieta - Buenos Aires

"Bienvenidos" - Bem vindos!

Uma coisa que escutamos falar muito na Argentina é "Dale", eles usam isso para quase tudo! É como se fosse o nosso "pronto", muito usado no nordeste, ou então, "ta bom", "claro"...

"Listo" quer dizer pronto, anotado. 

Rua é "Calle", ônibus é "coletivo", metrô é "subte".

Banheiro é "baño", mas tomar banho é "ducharse"

Se alguém te chamar de "gordo" ou "gorda" não se ofenda, é uma forma carinhosa de chamar as pessoas, como se fosse o nosso "querida", "fofa".


Dicas da Argentina
Paseo de la Historieta - Buenos Aires

Garçom na Argentina é "moço", nós pagamos o maior mico chamando todo mundo de "garçom" na rua, ahahaaa... Então ao menos que você esteja em um restaurante, esqueça o "moço".

"Permiso" é com licença, por favor é "por favor" mesmo, muito obrigada é "muchas gracias", de nada é da mesma forma "de nada", mas o que escutamos muito em Buenos Aires é "no por favor" que é como o nosso não há de que, não por isso!

Para pagar com cartão de crédito, diga que vai pagar com "tarjeta", dinheiro em espécie é "efectivo". Caixa eletrônico é "cajero"


NA HORA DE COMER...

Café Tortoni
Café Tortoni - Buenos Aires

Café da manhã é "dasayuno", almoço é "almuerzo", lanche da tarde é "merienda" e jantar é "cena".

Na Argentina as churrascarias são chamadas de "Parrillas", onde eles servem o "asado" (churrasco) preparados numa grelha a lenha. 

Em todos os lugares que comemos, a carne veio praticamente sem sal, é da cultura deles mesmo, por isso vem sempre acompanhada do delicioso molho "chimichurri", feito com ervas, alho, azeite...que você coloca a gosto e dá um tempero especial.

Nós que gostamos de carne bem passada pedimos sempre "cocida", mas se vc deseja uma carne malpassada, peça "jugosa" e se quiser ao ponto, peça "al punto"!


Parrilla em Buenos Aires
Parrilla em Buenos Aires - Siga La Vaca

O mais famoso de todos os cortes é o "Bife de Chorizo", o nosso Contrafilé, mas não confunda com "chorizo" que é linguiça! Outra carne que muitos amam é o "Asado de Tira" - Costela. Mas o nosso preferido é o "Lomo" - Filé mignon. Confira outros:

Picanha = Tapa de Cuadril
Patinho = Bola de Lomo
Fraldinha = Vácio
Filé de Costela = Bife de Ancho
Alcatra = Cuadril
Miolo de Contra Filé = Ojo de Bife

Se quiser batatas na Argentina peça "papas" porque "batatas" pra eles é a nossa batata-doce. Então ao menos que você seja fã de batata doce, se quiser purê de batatas normal ou batatas fritas peça "puré de papas" ou "papas fritas".


Carnes em Buenos Aires
Siga La Vaca - Buenos Aires

Um prato "exquisito", não é um prato estranho, pelo contrário, é um prato maravilhoso, requintado! Agora se quiser dizer que o prato está muito bom, delicioso - diga: "muy rico"!

"Picada" é tudo que for aperitivo, tipo uma tábua de frios, porções ou petiscos que normalmente são acompanhadas de vinhos, cervejas, drinks, etc.

Molhos e caldas eles chamam de "Salsa"

Gelato ou sorvete é "helado", se você ama sorvete na casquinha como nós, peça no "cucurucho", caso o contrário virá no "vaso" que é o copinho pra nós.

Se precisar de talheres, solicite "cubiertos".

Nos restaurantes de Buenos Aires não está incluso taxa de 10% de serviço (como no Brasil), mas no final todos esperam a "propina" que lá não significa nada de errado, mas sim uma "caixinha", uma quantia voluntária pelo serviço.


Curiosidades da Argentina
Nosso amado Dulce de Leche

"Postres" significa uma coisa que amamos = doces, sobremesas, "Dulce de Leche" é o nosso queridinho doce de Leite! E siiiim, o doce de leite argentino é delicioso, mas os do Brasil (como os de Minas) na nossa opinião, não deixam nada a desejar! Achamos os da Argentina um pouco mais consistentes, talvez menos doce, então é questão de gosto!

E aí gostou? Então "saludos" - saudações e "Buen viaje" - Boa Viagem!


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

Veja Também:






Pin It
4 comentários

4 comments:

  1. A gente se vira no portunhol, mas tem algumas palavras que são muito diferentes. Socorro! Mas o bom é que dá pra aprender muita coisa nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,

      Verdade! A gente vai achando que vai entender tudo, chega lá se depara com umas palavrinhas completamente diferente e a questão também é que eles falam muito rápido. Mas no fim dá certo, a gente aprende e ainda se diverte muuuito! rs

      Bjs Ma e Ka

      Excluir
  2. A gente decora o que vai falar, mas aí eles vêm com outras perguntas daí ferrou.

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir