slider

12 de junho de 2017

Salvador Bus - Saiba como é um dos passeios mais legais de Salvador

Uma das formas mais legais de "turistar" em Salvador é através de um passeio no "Salvador Bus", um ônibus com vista panorâmica que te leva para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Inspirado na versão de Londres o "Salvador Bus" foi o primeiro neste estilo de dois andares com conceito turístico regular a circular no Brasil e já é sucesso em Salvador! Tem que ir!!

Os ônibus partem de praticamente todos os hotéis da orla de Salvador e também de pontos estratégico da cidade.

O passageiro compra uma pulseira, válida para um dia inteiro, os ônibus partem em vários horários, se você escolher o primeiro horário do dia para embarcar, pode ficar mais tempo em um determinado ponto turísticos que desejar e continuar o roteiro no ônibus seguinte, caso faça o roteiro completo em um mesmo ônibus, a duração total do passeio é de 4horas.

Os ônibus são confortáveis, equipados com sistema de som (inclusive com tradução em inglês e espanhol), serviço de bordo, ar condicionado na parte inferior, além de guias e condutores bilíngues que nos ajudam com todas as informações. Também recebemos um mapa Turístico.

Primeira Parada: Farol da Barra

O Bus passou no hotel onde estávamos hospedas, em Ondina, e seguimos em direção a orla da Barra, onde está o Forte de Santo Antônio, um dos principais cartões postais da cidade, conhecido como o "Farol da Barra", onde foi nossa primeira parada (30min.).

No local funciona também o Museu Náutico onde, além do acervo, você tem acesso ao terraço do farol (entrada opcional R$15,00).

Esse é um dos lugares que mais gostamos de Salvador, a praia é linda, tem um calçadão que foi todo reformado e o Farol, que nos faz sentir dentro de um cartão postal!!

Segunda Parada: Mercado Modelo - Centro Histórico de Salvador (Pelourinho) - Elevador Lacerda (A Cubana Sorveteria)

Seguimos sentido centro da cidade pela Av. Sete de Setembro - "Corredor da Vitória" - bairro nobre da capital com grandes edifícios, um deles inclusive é onde mora a nossa diva Ivete Sangalo. Vimos a praça 2 de Julho, o Teatro Castro Alves (maior e mais importante centro artístico de Salvador) no bairro do Campo Grande. Fomos em direção a cidade baixa até chegarmos na nossa maior parada, em frente ao "Mercado Modelo" maior centro de artesanato do estado, com mais de 120 lojas de lembranças, rendas, artigos em couro, delícias regionais, etc

Tivemos tempo de 2 horas para conhecer os principais pontos turísticos dessa região. Subimos o "Elevador Lacerda", o primeiro elevador urbano do mundo, com vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, é até hoje o principal acesso dos pedestres entre a cidade alta e a cidade baixa (R$ 0,15 por descida/subida). Fica na Praça Municipal, onde tem um letreiro lindo de "Salvador"!

É onde está também "A Cubana", sorveteria mais antiga da Bahia (desde 1930) , já virou parada obrigatória pra quem está em Salvador, são diversos sabores feitos de forma artesanal, dá pra sentir a qualidade! Provamos vários, um melhor que o outro, mas elegemos o nosso favorito. "Brownie" (o melhor da vida!)

Seguimos caminhando pelo Centro Histórico da cidade, também conhecido como "Pelourinho" ou simplesmente "Pelô" (considerado Patrimônio Cultural da Humanidade - um dos lugares mais visitados pelos turistas).

Passamos pela Praça da Cruz caída onde está o "Museu das Baianas" (entrada R$ 2,00)...

A Praça da Sé, a Praça Terreiro de Jesus onde estão as 4 Igrejas: Catedral Basílica (em restauração), a Igreja de São Domingos, a de São Pedro e a Igreja de São Francisco, também conhecida como a "Igreja do Pelourinho" ou "Igreja do Ouro", uma das edificações históricas mais importantes de Salvador, tombada pelo Iphan e classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, além de ser a mais rica em ouro do Brasil. Visitamos a igreja por dentro (entrada R$5,00) ficamos impressionadas com os mais de 900kg de ouro. É linda!!

Fomos até o famoso largo do Pelourinho (onde Michael Jackson gravou o clipe com o Olodum e onde foram gravadas cenas do filme "Dona Flor e seus dois maridos") é onde está também a Fundação Casa de Jorge Amado.

Seguimos caminhando pelas ruazinhas charmosas de paralelepípedo cheias de restaurantes, lojinhas de artesanato, há também uma loja dedicada aos produtos do Olodum e a rua onde acontece os ensaios e algumas apresentações.

Descemos novamente o Elevador Lacerda para retornar ao Bus e seguir nosso Tour.

Terceira Parada: Igreja do Senhor do Bonfim

Nossa próxima parada foi em um ícone da fé baiana, a "Igreja do Bonfim". O santo, que dá o nome a igreja, é o padroeiro dos baianos e as fitinhas do Senhor do Bonfim são um sucesso no Brasil e no mundo! Impossível ir embora de Salvador sem amarrar uma delas no pulso e fazer três desejos.

A grade em volta da igreja é cheia delas, já virou tradição pra quem visita o lugar deixar amarrado ali uma fitinha com os desejos (fizemos os nossos, claro!rs)

Quarta Parada: Memorial Irmã Dulce

O ônibus segue pela cidade baixa, passa pelo Largo dos Mares, onde há uma igreja no estilo gótico e pelo Largo de Roma, onde está localizado o "Memorial Irmã Dulce", uma das paradas mais emocionantes do passeio (15min.) A visita é gratuita e guiada, rica em detalhes e com um acervo que reúne fotos, videos, documentos, sobre o legado de amor e caridade da Freira baiana, além de objetos pessoais como o hábito usado por ela e ainda, intacto, o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos em virtude de uma promessa e sua cama, onde faleceu depois de ter realizado um dos seus últimos desejos, a visita do Papa João Paulo II.

No final ainda passamos pela Arena Fonte Nova e no Dique do Tororó, um manancial natural com oito grandes esculturas de orixás sobre o espelho d'água, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno. Já é considerado o mais novo cartão postal de Salvador.

Amamos o passeio! Circular por Salvador com vista panorâmica e ainda parar nos principais pontos Turísticos...com toda a certeza o "Salvador Bus" é uma das formas mais legais de conhecer a cidade! Tem que ir !!

Serviços:
Salvador Bus
www.salvadorbus.com.br/
Tel: +55 71 3356-6425/98890-7069
reservas@salvadorbus.com.br
Saídas: De segunda a Sábado (Exceto domingos e feriados)
*Valores: R$60,00 Adulto/ R$45,00 Idosos e Crianças
As pulseiras (ticket para o passeio) podem ser adquiridas na maioria dos hotéis, em agências de turismo, em lojas do Shopping Bahia, Salvador Shopping, no mercado Modelo, no próprio Ônibus e na central de reservas ou site da empresa (para garantir é melhor fazer a reserva antecipada, principalmente na alta temporada quando a procura pelo passeio aumenta).

*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.