Tem que ir: Vale Verde Alambique e Parque Ecológico: natureza e diversão perto de Belo Horizonte ,

Destaques

POSTS RECENTES

Vale Verde Alambique e Parque Ecológico: natureza e diversão perto de Belo Horizonte

30 janeiro 2024


Fomos conhecer um dos lugares que talvez todo mineiro já tenha ido passar um dia com a família ou ao menos escutado falar, mas que nós "turistas" não tínhamos ideia de quanta cultura, natureza e diversão iríamos encontrar "logo ali" no "Vale Verde", localizado em Betim, apenas 42 km de Belo Horizonte. Tem que ir!

Atenção: O Parque Vale Verde está fechado temporariamente ao público, de qualquer forma, você pode conferir como foi a nossa experiência e esperamos que reabra em breve porque de fato é (ou era) um lugar incrível! Veja também outros passeios imperdíveis em Belo Horizonte

VALE VERDE ALAMBIQUE E PARQUE ECOLÓGICO

Nós e o Ricardo, guia/companheiro de nossas aventuras por Minas

O Parque Vale Verde funciona de terça a domingo, porém alguns atrativos de aventura ficam disponíveis apenas aos fins de semana e feriados. A entrada custa R$20 por pessoa (crianças, estudantes e idosos pagam meia) e os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial




Achamos super interessante a trajetória do lugar e vamos resumir um pouquinho aqui: 

Tudo começou quando Luis Otávio herdou a fazenda da família, produzia ali alguns doces, apreciador e colecionador de cachaças começou a desenvolver a sua própria bebida de forma artesanal, a principio para consumo próprio, depois para a família e amigos, depois para o amigo do amigo e por aí vai... foi aí que a primeira produção da bebida engarrafada surgiu, a cachaça "Minha Deusa" (em homenagem a sua esposa), com o sucesso começou a produzir em maior escala e passou a ser chamada do mesmo nome da fazenda, cachaça "Vale Verde", hoje coleciona prêmios de melhor cachaça do Brasil!




Isso tudo ficamos sabendo porque dentro do Parque há o Museu da Cachaça, onde uma orientadora conta um pouco da história e mostra o acervo com cerca de 2.000 cachaças de diferentes lugares e diversas marcas, inclusive algumas com nomes bem curiosos e divertidos como "Vergonha" , "Amansa Sogra", "Alegria do Pobre, entre outras, além das garrafas tortas (feitas em alusão aos bêbados), garrafas com rótulos de times de futebol e por aí vai. 



A maior atração é a "Pelé Caninha", dedicada ao jogador quando o Brasil ganhou a copa de 1958, mas Pelé não gostou nada de ter sua imagem associada a uma bebida alcoólica e através de uma ação judicial tiveram que ser retiradas do mercado, só sobraram cinco garrafas e uma delas está neste Museu do Vale Verde.



Ainda conseguimos conhecer tudo que envolve o processo de produção sustentável da cachaça (alambiques, engenho manual, etc) e claro com direito a degustação (já vou logo avisando, deixem os carros em casa! rs)




Em 1989 Luis Otávio conseguiu reunir em sua fazenda todas as suas paixões (cachaças, orquídeas e os animais) e fundou o Parque Ecológico e Alambique Vale Verde que além da Cachaça tem muitos outros atrativos.




Embora o parque funcione de terça a domingo, para quem está atrás de diversão o melhor é ir aos finais de semana ou feriados que é quando boa parte das atrações funcionam: arvorismo, tirolesa, pedalinho, passeio de charrete, de pônei, atividades de educação ambiental, parque de pesca, etc.



Já para os que estão atrás de um refúgio para curtir a natureza, durante a semana é bem mais tranquilo e também dá pra curtir a Ponte do Rio que cai, passear pelo bosque (enquanto o seu lobo não vem, rs - brincadeira) ver as casinhas dos gnomos, a cachoeira...





Além de conhecer diversas espécies exóticas e raras de aves, répteis e animais como o Grow Coroado, flamingos, araras, tucanos, avestruz e tantos outros.





Tem até uma charmosa capelinha, muito procurada inclusive para casamentos, um Jatobá centenário, horta e diversos espaços para a criançada (e os adultos) aprenderem e se divertirem muuuito.









Já visitamos diversos Zoológicos, mas nunca tínhamos tido um contato assim, tão de perto com os animais. 


Aos finais de semana quem dá as boas vindas ao visitantes são eles, assim, soltos pelo gramado. No começo fiquei com um pouco de medo (ok, confesso, muuuito medo, rs), mas os biólogos nos deixaram tão tranquilas e seguras que fizemos carinho nas aves, demos ração aos patos e até em cobra eu peguei! Nunca pensei que teria coragem de fazer isso na vida, foi inesquecível, no final já estava amiga intima da bicharada, rs.





O restaurante do Parque é cercado pela natureza e oferece muitas delícias, tudo com gostinho de feito em casa. Aliás boa parte do que comemos é produzido ali mesmo, em especial as verduras e legumes, que sabor! Tudo sem agrotóxicos ou conservantes.

Servido no estilo buffet self- service a vontade por um preço único ( na ocasião R$39,40): saladas, carnes, massas e vários doces (inclusive nosso queridinho doce de leite, claro!), servidos com o tradicional queijinho mineiro. Também há opções de pratos a la carte.






E pra finalizar, aquele cafézinho com um detalhe, servido com a curiosa gelatina de cachaça, uma das iguarias produzidas no Vale Verde (é levinha, não tem gosto forte de bebida, gostamos!)




Aliás o Vale Verde, além das tradicionais e premiadas cachaças, produz também excelentes licores, azeites, mel... tudo disponível nas lojinhas do Parque, além de lembrancinhas e até o "Macaco Carlinhos"(muita fofura!!).






Nós já gostamos tanto, ficamos imaginando as crianças no meio disso tudo! Elas devem amar! 

O mais legal foi esse contato direto com a natureza (coisa rara pra nós paulistas que vivemos sempre cercadas de muitos carros, agitação e concretos). Saímos de lá revigoradas e principalmente com um pensamento muito mais consciente em tudo que se refere a preservação ambiental. Anote aí, O Vale Verde é um lugar que você e toda a sua família Tem que ir!




Vale Verde Alambique e Parque Ecológico
Temporariamente fechado segundo o site oficial.
www.valeverde.com.br
End . Rua Ary Barbosa da Silva, 950 - Vianópolis, Betim - MG, 32615-320

✓ Veja também as dicas de onde ficar, onde comer e o que fazer em Belo Horizonte


Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e também nas páginas do Facebook, TikTok e X

Booking.com



Pin It
2 comentários

2 comments:

  1. Demais o post meninas! Amei! Divulgando pra ja no Vem pro Parque! Bjs e sucesso, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      Que alegria ter você por aqui!!

      Ficamos muito felizes que tenha gostado, é uma honra pra nós ter nossas dicas divulgadas no Vem pro Parque. Obrigada!!

      Grande Abraço.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir