Tem que ir: Gruta da Lapinha - MG: valor da entrada, horários, como chegar e outras dicas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Gruta da Lapinha - MG: valor da entrada, horários, como chegar e outras dicas

13 fevereiro 2024
Gruta da Lapinha - MG

Uma das experiências mais interessantes que tivemos em Minas foi visitar algumas grutas, já havíamos conhecido a Gruta do Maquiné e foi tão legal que decidimos conhecer também a Gruta da Lapinha, localizada a apenas 50 km de Belo Horizonte no chamado Parque Estadual do Sumidouro e foi eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Tem que ir!

Neste post vamos dar todas as dicas da Gruta da Lapinha: como chegar lá, valores e compartilhar os detalhes do passeio que fizemos saindo de BH.  

GRUTA DA LAPINHA: COMO CHEGAR

Como chegar de BH a Gruta da Lapinha

A melhor forma para ir de Belo Horizonte a Gruta da Lapinha é de carro, basta pegar a MG-10 sentido Lagoa Santa. No bairro Campinho, entre à esquerda após o Km 44 e siga as placas indicativas das entradas do Parque Estadual do Sumidouro. Ao todo são cerca de 50 km da capital.

Para ir a Gruta da Lapinha de ônibus partindo de BH, você deve ir até Lagoa Santa e de lá pegar a linha 3003 (Lapinha/Recanto da Lagoa) que dá acesso à portaria Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha.

Na ocasião, nós fizemos um passeio bate e volta de BH até a Gruta da Lapinha com agência de turismo, no entanto, como a procura não é tão alta quanto outros lugares famosos da região, a maioria das agências deixaram de oferecer o tour de forma regular.


GRUTA DA LAPINHA: VALOR E HORÁRIOS

Passeio de BH a Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha pode ser visitada todos os dias das 9h as 16h. A entrada custa R$25 por pessoa e os ingressos devem ser adquiridos com antecedência pelo site, estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia. O ingresso também dá acesso ao Museu Peter Lund.

É possível adquirir os ingressos direto na bilheteria do parque, mas como as visitas são limitadas e ocorrem de hora em hora, é melhor agendar antes

Importante: para conhecer a Gruta da Lapinha é obrigatório estar com calçado fechado. Outra dica, levem repelente, o lugar é cercado pela mata nativa, então há muitos mosquitos por lá.


MUSEU PETER LUND, GRUTA DA LAPINHA

Museu Gruta da Lapinha

Na verdade o Tour começa pela visita ao Museu Peter Lund, essencial para entender como tudo começou, o acervo é composto por objetos e fósseis dos animais pré históricos encontrados por Peter Lund, dinamarquês que se interessou em explorar e pesquisar a Gruta da Lapinha no século XIX.

VISITA A GRUTA DA LAPINHA

Gruta da Lapinha mg

Depois de visitar o Museu, colocamos os capacetes de proteção e partimos na companhia de um guia local para conhecer o interior da gruta.

Vimos as formações esculpidas pela água em milhares de anos. Aprendemos que as que se formam no teto são chamadas de estalactites e as que se formam no chão, são as estalagmites, quando essas duas se encontram formam as colunas. Essa lição nós já sabíamos porque a poucos dias havíamos visitado a Gruta do Maquiné, então a comparação é inevitável.


De BH a Gruta da Lapinha

Visita a Gruta da Lapinha

Achamos a Gruta da Lapinha bem diferente da Gruta do Maquiné, os salões - embora menores, tem formações super curiosas, andamos cerca de 500 metros em extensão e descemos a 40 metros. Também achamos muito legal o fato da entrada da gruta não ser o mesmo da saída.


Gruta da Lapinha preço e horário de funcionamento

De Belo Horizonte a Gruta da Lapinha

Visitar a Gruta da lapinha foi sem dúvida uma experiência única que tivemos durante nossa viagem a Minas Gerais.

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

Gruta da Lapinha

O Parque Estadual do Sumidouro é enorme! Uma área de preservação ambiental com mais de 2.000 hectares que além do Museu Peter Lund e da Gruta da Lapinha, abriga uma série de sítios arqueológicos com inscrições rupestres, uma rica fauna e flora que podem ser conhecidos através de atividades de ecoturismo que o parque oferece como trilhas, rapel, etc.

Certamente você vai reparar no "Castelinho" que fica em meio aos jardins. Ali funciona o Museu Arqueológico da Lapinha (R$5,00 entrada), no qual abriga um acervo com mais de 8.000 peças, a maior coleção de ferramentas históricas do Brasil e ainda fósseis, animais espalhados e até uma caixinha de escavação para as "crianças". (ok, os adultos também podem, rs).


Museu Gruta a Lapinha

Parque Estadual do Sumidouro MG

Nosso dia no Parque Estadual do Sumidouro foi ótimo, um lugar de paz em meio a  natureza, rico em cultura, aprendemos muito ali e da melhor forma, vivendo, então nossa principal dica é: Tem que ir! 

Veja também: 



✓ Onde comer em Belo Horizonte 

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e também nas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

+ DICAS DE MINAS GERIAS

Tudo sobre a viagem de Trem Vitória - Minas



0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir