slider

11 de fevereiro de 2017

Gruta da Lapinha no Parque Estadual do Sumidouro - MG

Fomos conhecer essa que é considerada uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, a Gruta da Lapinha, localizada no Parque Estadual do Sumidouro em Lagoa Santa, cerca de 50km de Belo Horizonte...

Chegamos lá com a Master Receptivo (empresa com os melhores e mais variados roteiros de Minas), a entrada da Gruta com direito a conhecer o Museu Peter Lund custa R$15,00. Não tiramos fotos do museu (não é permitido)há um acervo com fósseis dos animais pré históricos encontrados por Peter Lund, dinamarquês que se interessou em explorar e pesquisar a Gruta.

Colocamos os capacetes de proteção e partimos, na companhia de um guia local, para conhecer o interior da gruta.

Vimos as formações esculpidas pela água em milhares de anos, as que se formam no teto,chamadas de estalactites e as que se formam no chão,as estalagmites, quando essas duas se encontram formam as colunas,(essa lição nós já sabíamos, rs - já que a pouco tínhamos visitado a Gruta do Maquiné). Achamos a da Lapinha bem diferente, os salões embora menores, tem formações super curiosas, andamos cerca de 511 metros em extensão e descemos a 40 metros.

Também achamos muito legal o fato da entrada da gruta não ser o mesmo da saída. Foi uma experiência e tanto conhecer! Tem que ir!!

Ainda dentro do parque do Sumidouro impossível não prestar atenção no "Castelinho" só a construção já é uma atração, ali funciona o Museu Arquiológico da Lapinha (R$3,00 entrada) um acervo com mais de 8.000 peças, a maior coleção de ferramentas históricas do Brasil e ainda fósseis, animais espalhados e até uma caixinha de escavação para as "crianças" (ok, os adultos também podem, rs).

Pode ser que o Parque do Sumidouro feche temporariamente a partir de março/2017, em virtude do encerramento do contrato com a prestadora de serviços, portanto aconselho que consultem o site oficial para maiores informações, ou ainda agende seu passeio com a Master receptivo que cuidará de todos esses detalhes para você.

Nosso dia foi ótimo, um lugar de paz, em meio a tanta natureza e cultura, aprendemos muito ali e da melhor forma, vivendo!!! Tem que ir!!

Informações:

Passeio a Gruta da Lapinha
Contato: (31) 3274-9628/98727-8787
reserva@masterreceptivo.com.br

Parque Estadual do Sumidouro (Gruta da Lapinha)
www.pesumidouro.blogspot.com.br
A visitação ocorre de terça-feira a domingo, de 10h às 16h.
Interior da Gruta com direito a entrada no Museu Peter Lund: R$15,00
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 - Lagoa Santa
Tel: (31) 3689-8592/3689-8585
*Baseado na nossa experiência. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.

Acesse o Post Índice para ver todas as nossas dicas de Minas: Onde se hospedar, passeios, delícias...