Tem que ir: Morro do Moreno, Vila Velha - ES: Todas as dicas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Morro do Moreno, Vila Velha - ES: Todas as dicas

21 março 2024
Como chegar, trilha, horário de visita

De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as belas praias de Vila Velha, sem dúvida vale a pena subir o Morro do Moreno para ter uma das vistas mais lindas do Espírito Santo.

Neste post vamos dar dicas de como chegar, explicar como é a trilha de acesso ao Morro do Moreno, as atrações oferecidas por lá... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer esse lugar imperdível do Espírito SantoTem que ir!

MORRO DO MORENO: COMO CHEGAR

Tudo sobre o Morro do Moreno, Vila Velha

O Morro do Moreno fica na cidade de Vila Velha, vizinha da capital Vitória, no bairro Praia da Costa, região central. O portão de acesso está na Rua Xavantes, veja no MAPAÉ aberto todos os dias, 24 horas, e a entrada é gratuita. Não há estacionamento, mas você pode deixar o carro nas ruas próximas.

Muitos perguntam: o Morro do Moreno é perigoso? ao chegar no "pé do morro" você verá uma cabine com guardas, além disso o movimento de turistas e moradores que usam o morro para praticar exercícios é frequente.


Morro do Moreno: como chegar, quanto custa, todas as dicas

Nós fomos por duas vezes, a última numa terça-feira de manhã e em nenhum momento nos sentimos inseguras na trilha principal. Inclusive muitos moradores sobem ao Morro do Moreno no amanhecer ou no entardecer, para ver o pôr do sol que dizem se lindíssimo, apenas não aconselho ficar no Morro do Moreno até a noite. 

SUBIDA AO MORRO DO MORENO

Atrações: Tirolesa, Rapel, trilhas...

Morro do Moreno tem 184 metro de altitude, para chegar até o topo são cerca de 700 metros, que a passos lentos e mil paradinhas para fotos levamos em torno de 30 minutos.

A primeira parte do trajeto recentemente foi pavimentada, mas boa parte ainda é estrada de chão, nada de muuuuita dificuldade, mas o ideal é ir de tênis e com roupas leves.


Onde fica, trilha, horários, todas as dicas e informações

Os carros com tração 4X4 conseguem subir, mas a entrada de veículos no Morro do Moreno não está autorizada pela prefeitura, além disso, a estrada de acesso é muito sinuosa, os atletas costumam subir de bicicleta (também vimos motos), já as pessoas "normais" como nós tem que encarar a "subidinha" a pé mesmo, rs.


Tempo de caminhada, subir de carro, moto, bicicleta...

O caminho até o topo já é lindo, o Morro do Moreno é cercado pelo mar e pela mata atlântica, uma natureza incrível, inclusive é possível encontrar diferentes espécies da fauna e flora da região. 


Morro do Moreno, Vila Velha - ES

A última parte da trilha para chegar ao topo do Morro do Moreno é um pouco mais íngreme, porém ao chegar lá em cima tivemos certeza, valeu cada passo. Que vista! Minha preferida de todo o Espírito Santo.


Pontos Turísticos do Espírito Santo

Conseguimos ver tudinho, de um lado a imponente Terceira Ponte, a linda baía de Vitória, a Praia de Camburi... e do outro o belíssimo mar de Vila Velha e o famoso Convento da Penha, no morro vizinho.


Vista do Morro do Moreno, Vila Velha - ES

Os mais tranquilos, como nós, se contentam em sentar ali e passar horas só admirando a paisagem, já os mais aventureiros podem aproveitar para fazer rapel, trilhas, etc. Antes existia uma tirolesa no Morro do Moreno, mas depois de um lamentável acidente que ocorreu em 2021 foi interditada.


MIRANTE DA TESTA

Morro do Moreno Vila Velha

Não vá embora do Morro do Moreno antes de dar uma passadinha no "Mirante da Testa", o acesso é logo no começo da trilha, bem antes de chegar ao topo do Morro, placas sinalizam o local.


Dica para conhecer o Morro do Moreno
Morro do Moreno - Mirantes
Mirante da Testa

Tem que fazer um pequeno esforço para subir pelas pedras, mas a vista compensa, você verá tudo mais de baixo, incluindo o Convento da Penha que parece bem mais próximo.


CURIOSIDADE SOBRE O MORRO DO MORENO

Tudo sobre o Morro do Moreno, Vila Velha ES

No início da colonização do Espírito Santo, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação para proteger Vila Velha e Vitória de ataques inimigos.

O responsável pela observação era um colono, que veio de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho, ("descobridor" do Espírito Santo) seu nome era João Moreno, daí o nome "Morro do Moreno". Legal né?
Blog de viagens Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas capixabas
Nós duas no Morro do Moreno

Enfim, quando estiver no Espírito Santo, não deixe de conhecer o Morro do Moreno, em Vila Velha, esse lugar é lindo demais! Tem que ir. :)




Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com




17 comments:

  1. Antonio Leme27 setembro, 2014

    Lugar lindo! Belas Imagens.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Souza27 setembro, 2014

    Sempre tive receio de subir o Morro, mas vendo suas dicas e fotos vi que dá pra subir tranquilamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, obrigada por seu comentário.No dia em que fomos tinha bastante gente, não achamos perigoso! Acho que o importante é não ir sozinha e de preferência aos fins de semana. Vale a pena a visita! #Temqueir

      Excluir
  3. Na sua opinião seria legal ter um carro 4x4 adequado para levar as pessoas até o topo do morro do moreno? Estou com essa idéia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a ideia interessante, só não sei se o local tem estrutura e se é permitido um 4x4 até o topo, talvez só até parte do caminho.

      Daís depende também de cada visitante, eu acho super legal a ideia de ir caminhando até la em cima, ir descobrindo aos poucos a paisagem até chegar na vista mais linda. De qualquer forma não é facil para idosos, crianças, etc.

      Boa sorte!

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Da pra subir sozinha, pela manhã? Ou é perigoso? (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá para ir sim, tranquilo! Sempre tem bastante gente subindo para fazer caminhada, ciclismo, muitos vão para ver o nascer do sol inclusive. A principal dica é não sair da trilha principal.

      Excluir
  5. Ah que otimo, irei entao! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Tem estacionamento ? É pago ? Quero ir de moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tem estacionamento no Morro do Moreno.

      Excluir
    2. tem várias ruas normais por perto para estacionar

      Excluir
    3. Verdade, boa observação, pode deixar o veículo numa das ruas ao "pé" do Morro do Moreno.

      Excluir
  7. pode fazer triha a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder até pode, mas não aconselho pois a noite a Trilha do Morro do Moreno não é segura a noite. Durante o dia é bem tranquilo e movimentada tanto por turistas quanto por moradores que usam o local para praticar exercícios.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir