slider

Destaques

30 de junho de 2017

Todas as dicas do Espírito Santo - Vitória, Vila Velha, Guarapari, Montanhas Capixabas...

Post Índice



Um lugarzinho do Mapa que você Tem que ir !!!

Muitas vezes e o Espírito Santo passa despercido, até mesmo nos telejornais quando apresentam a previsão do tempo,rs talvez por estar entre três grandes estados muito conhecidos do Brasil ( Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia)... 

Falando em previsão do tempo, Vitória faz calor praticamente o ano inteiro! Claro que não é aquele calor nordestino mesmo no inverno, mas nos meses mais frios ( entre maio e agosto) a temperatura pode cair um pouco, principalmente nas madrugadas e chegar a 17,5º (recorde de temperatura mínima registrado em junho de 2016) mas o normal nesses meses é ficar entre 19º e 26º, no verão passa fácil dos 30º. 
Na capital do Espírito Santo, além do Porto estão instaladas grandes empresas como a Vale e ArcelorMittal por isso grande parte das pessoas visitam a cidade a negócios.
Mesmo nós que amamos viajar, "descobrimos" Vitória e o Espirito Santo por acaso quando estávamos procurando um lugar mais em conta para passar a virada do ano. Achamos a cidade muito linda, bem cuidada e tranquila, "no estilo capital com cara de interior" rs foi aí que resolvemos trocar nossa vida agitada de São Paulo e virar "Vitoriósas" rs....

Culinária:


O mais famoso dos pratos sem dúvida é a Moqueca Capixaba, inclusive é normal você escutar os moradores do Espírito Santo falando "a verdadeira moqueca é a capixaba, o resto é peixada"! A diferença é que ela é feita tanto com peixes como com frutos do mar, a base de muitos temperos ( em especial o coentro) e não utiliza azeite de dendê e muito menos leite de coco ( como a Moqueca Baiana ), além disso a lenda diz que para ser boa de verdade tem que ser feita nas panelas de barro produzidas artesanalmente pelas mulheres do bairro de Goiabeiras ( paneleiras de Goiabeiras). 

Outro prato tradicional é Torta Capixaba ( a base de frutos do mar e palmito fresco) na semana santa esse é o prato que não pode faltar na mesa do capixaba.

Por conta disso existem vários restaurantes renomados espalhados pela cidade que servem essas iguarias da região, além de outros pratos a base de peixes e frutos do mar.

A área mais conhecida da capital é a do "Triangulo das Bermudas", que fica na "Praia do Canto" (um bairro chiquérrimo considerado um dos mais nobres de Vitória) onde se concentram lojas de grifes, restaurantes, bares, baladas e a Praça dos Namorados que aos fins de semana acontece uma famosa feirinha de artesanatos e delícias a torta capixaba, churrasquinhos, lanches, bolos, churros, doces...


Passeios:

Eu diria que quando mais eu "descubro" o Espírito Santo, mais me apaixono, é impressionante a diversidade de passeios.

Na capital Vitória praias lindas que atendem todos os gostos, pequenas e tranquilas como é o caso das praias da Ilha do Boi, a agitada Curva da Jurema e a extensa e estruturada Praia de Camburi com a Orla mais linda da cidade e na minha opinião uma das mais bonitas do Brasil! Além de toda a riqueza cultural do centro histórico que fica na cidade Alta.

As cidades vizinhas também reservam atrativos e quem está em Vitória não pode perder a oportunidade de conhecer, em Vila Velha está o principal cartão postal do estado, o Convento da Penha, além da badalada Praia da Costa e a famosa Fabrica de Chocolates da Garoto, mas quando o assunto são as praias o destino preferidos dos capixabas no verão sem dúvida é Guarapari, por lá os passeios de escuna são uma atração e as praias, na minha opinião, são as mais lindas do estado! Mas nem só de praias e calor vive o Espírito Santo, a região serrana do estado oferece o charme e clima friozinho das montanhas que serve de refúgio para os capixabas, a região de Domingos Martins (colonizada por Imigrantes Alemães) atrai turistas do Brasil inteiro com eventos que acontecem todos os anos como o Festival da Imigração Alemã em Janeiro, o Festival de Inverno em Julho, o brilho do Natal, entre outros, sem contar que é nessa região que fica a famosa "Pedra Azul", um dos principais cartões postais do Espírito Santo, sem dúvida você já deve ter escutado falar, já foi até cenário de Novela!!
Outra atração pioneira no Brasil e que hoje já faz sucesso entre os turistas é o Agroturismo em Venda Nova do Imigrante ( considerada hoje a capital nacional do Agroturismo) onde as tradicionais famílias ( em sua maioria descendentes de imigrantes Italianos) abrem as portas de suas fazendas para o Turista conhecer, degustar e comprar as diversas delícias regionais que eles produzem!

Quem vier ao Espírito Santo, sem dúvida assim como nós irá se apaixonar ! São muitos lugares lindos que você  Tem que ir !!!

Para facilitar, separamos em tópicos nossas experiências e dicas.


*Novos Post´s serão acrescentados neste índice, preços, horários e informações referem-se a data da nossa visita, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.


Vitória

Passeios em Vitória

Centro Histórico
Praias de Vitória
Paneleiras de Goiabeiras 

Onde se hospedar em Vitória

Dicas de Onde se hospedar ( entenda a Praia de Camburi, Praia do Canto, Centro, Ilha do Boi...)
Mercure Praia do Canto
Hotel Senac Ilha do Boi
Slavieiro Slim Alice Vitória


Onde comer em Vitória

Casa de Bamba (Centro)
Churrascaria Sena (Centro)
Restaurante do Hotel Slaviero Slim Alice Vitória (Centro)




Vila Velha

Passeios em Vila Velha

Convento Nossa Senhora da Penha
Morro do Moreno
As Praias de Vila Velha
Farol de Santa Luzia
Museu Garoto
Visita a Fábrica de Chocolates Garoto - Chocotour
Museu Vale


Guarapari

De Vitória a Guarapari - ES 

Passeios em Guarapari

Praias de Guarapari - ES
Roteiro Histórico e Cultural de Guarapari ES
Passeio de Escuna - Guarapari ES
Compras, lembranças e artesanatos em Guarapari



Onde se hospedar em Guarapari


Hotur Hotel - Guarapari ES
Onde comer em Guarapari

Bacalhau do Portuguesinho (Praia do Morro)
Casa Marracini (Areia Preta)
Delícias de Bacalhau (Praia das Castanheiras)
Frutos de Goiás (Praia das Castanheiras)
Mundo do Açaí (Ipiranga, próximo a Areia Preta)
Mundo do Milk Shake (Praia do Morro)
Mundo do Sorvetes & Frozen (Praia das Castanheiras)
Sol e Neve Sorveteria e Açaíteria (Centro de Guarapari)
Pastelonça (Praia das Castanheiras)

Montanhas Capixabas - Domingos Martins, Pedra Azul , Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa

De Vitória a Domingos Martins e Pedra Azul (Distancia e dicas de como chegar de carro e de ônibus - horários, valores...)

De Vitória a Santa Teresa - ES ( Distancia e dicas de como chegar de carro, de ônibus e com agências de Turismo Receptivo)

Claid's Biscoitos apresenta sua nova identidade visual! (Há mais de 25 anos em Santa Teresa, mantem a tradição de fabricar produtos artesanais que conquistaram os capixabas e fizeram dela uma das empresas mais tradicionais do Espírito Santo).


Onde se hospedar


Pousada Azul ( Centro de Domingos Martins)
Pousada Recanto da Pedra ( Pedra Azul - Rota do Lagarto)
Pousada Lusitânia ( Pedra Azul)


Passeios


Pedra Azul, Rota do Lagarto,Trilhas no Parque Estadual da Pedra Azul, Cavalgada Ecológica...
Centro de Domingos Martins - ES ( Praças, Rua do Lazer, Feiras de Artesanato, Casa da Cultura...)
Passeio de um dia saindo de Vitória a Santa Teresa (Museu de biologia Mello Leitão, circuito Caravaggio...)

Onde comer

Restaurante Perterle´s (Pedra Azul - Rota do Lagarto)
Caminho do Imigrante ( Rua do Lazer - Centro de Domingos Martins)
Restaurante Galeto de Prata ( Centro de Domingos Martins)
Lanchonete e Pastelaria Cana Caiana ( Centro de Domingos Martins)
Restaurante e Café Colonial Casa da Bica (Marechal Floriano)
Point do Açaí ( Centrinho de Marechal Florianos)



* Tudo baseado em nossas experiências. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.


2 comentários:

  1. Grazielle Ferreira13 outubro, 2017

    Bom dia!
    Vi seu blog e gostei demais. Moro em Goiás e estou planejando ir pra  Vitória em janeiro. Li as dicas ai da cidade e me apaixonei, porém como nao  conheço, tenho algumas dúvidas.
    Sobre o clima no mês de janeiro, se chove muito, e sobre locais de  hospedagem. O pacote que estou comprando contempla um hotel chamado Go Inn  Vitória, fica na Av João Batista Parra, eu queria saber se este lugar é  confiável.
    Desde já agradeço e mais uma vez obrigada pelo blog, me ajudou demais na  escolha.

    Abraço.

    Atenciosamente,
    Grazielle Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziele, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso blog! Obrigada.

      Sobre Vitória: Em Janeiro é bem quente, ótimo para pegar praia, passear, tudo fica mais cheio, animado, pode sim ter pancadas de chuva típicas de verão, mas no geral é muito difícil ficar aquela chuva constante de dia inteiro sabe?

      Quanto ao Hotel, ainda não nos hospedamos nele pra falar nossa experiência, mas sobre a localização vi que ele esta perto da praça do Papa, é um lugar seguro sim, aliás Vitória é uma capital bem segura se compararmos a outros lugares, mas claro que principalmente a noite você deve caminhar com atenção (nada de celulares e objetos a mostra, como na maioria das capitais). Por ali passam diversos ônibus tanto para o centro, como para a Praia de Camburi (a maior praia e a orla mais linda da cidade), Vila Velha, etc

      A unica coisa é que nessa região do seu hotel não tem praia na frente (também não sei se você liga muito pra isso) a mais próxima que será a curva da Jurema (ao lado do Shoping Vitória) aprox. 1km, cerca de 15 minutos caminhando. Se seguir em frente depois da Curva da Jurema terá a Praça dos Namorados, onde aos finais de semana acontece a tradicional feirinha de artesanato, ali é praia do canto onde está também o "Triangulo das Bermudas" (com barzinhos, restaurantes, etc...) seguindo um pouco terá uma ponte que dá acesso a Praia de Camburi, o Pier de Iemanjá (essa é uma ótima localização pra se hospedar e os hotéis costumam ter um bom custo x benefício).

      Espero ter ajudado!

      Abraços e Boa Viagem!

      Mariza e Karina Cordovil

      Excluir

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.