slider

30 de outubro de 2014

Roteiro Histórico e Cultural de Guarapari ES

Foto: Prefeitura Municipal de Guarapari
Além das belíssimas Praias, Guarapari possui um roteiro histórico e Cultural muito interessante.

Estávamos hospedadas no Centro e para nós foi fácil, agradável e muito enriquecedor conhecer alguns lugares deste roteiro através de uma caminhada no fim da Tarde. 


Vamos falar um pouquinho dos lugares que conhecemos e você também Tem que ir!!



Radium Hotel






Em frente a Praia da Areia Preta no centro de Guarapari, o Radium Hotel era um dos mais chiques Hotéis Cassinos do País, muito frequentado por famosos, entre eles o jogador de futebol Garrincha.
Em 1964 o hotel entrou em decadência e foi tombado pelo patrimônio histórico afetivo.
Hoje só é possível conhecer o hotel por fora, uma pena....fica a sensação de que poderiam aproveitar mais esse grande Patrimônio.

Areia Preta



As Areias Monazitas ( encontradas na Praia da Areia Preta) de Guarapari atraíram vários estudos e pesquisas pois segundo Dr. Silva Mello (Medico cientista formado pelo Instituto do Radium em Berlim) as areias Monaziticas encontradas na praia de Areia Preta eram benéficas no tratamento de várias doenças .
Essas pesquisas tiveram grande repercussão nacional e internacional e fizeram o município de Guarapari ganhar a fama de Cidade Saúde.

Ruínas da Igreja N. Senhora da Conceição



A igreja que hoje restam apenas ruínas e o campanário (torre onde se encontram os sinos) foi construída em 1677 com pedras sobrepostas unidas por argamassa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia.
Suas ruínas já foram utilizadas como cemitério e como horta pelos alunos da primeira escola da cidade. Em 1984 o monumento foi tombado como Patrimônio Histórico.
Fica bem próxima a antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição no Centro.

Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição



Construída em 1585 no alto de uma colina dando início ao povoamento de Guarapari, portanto é o marco da fundação da cidade.
Também é conhecida como Igreja das Conchas devido às conchinhas que revestem as paredes externas, hoje não não conseguimos ver muito bem esses detalhes devido as reformas que as encobriram.
Um lugar bonito, de muita paz com uma vista linda do alto do morro.
Localizada na Rua João Cavati, s/nº, Centro,  conhecido por lá como Morro da Igreja.

Gruta de Sant'ana



Também conhecida como grutinha, fica na Ladeira D. Cavati, uma escadaria muito bonita, bem próxima a antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição. A gruta restaurada em 1991 está muito bem conservada. Local muito agradável de ser visitado.

Casa da Cultura



Construída em 1749 já foi sede da Prefeitura, da Câmara e cadeia pública.
Em 1995 foi transformado em Casa da Cultura, onde no térreo funcionava o espaço cultural com exposições de artistas diversos.O andar de cima foi transformando em Museu Histórico Municipal Algum tempo depois o museu foi desfeito e todo seu acervo perdido. 
Atualmente funciona como biblioteca pública Municipal.
 Localizada na Praça Jerônimo Monteiro,no centro.

Outras Curiosidades


Passeando por diversos lugares da cidade também é possível ver a caixa d'agua que fica no alto, construída em forma de Guarda Sol em homenagem aos turistas.




Na beira do canal a Igreja Matriz de Guarapari foi construída em forma de Vela em homenagem a colônia de Pescadores da cidade.



Informações Úteis

Para maiores informações sobre o Roteiro Histórico e Cultural de Guarapari acesse Prefeitura Municipal de Guarapari.

*Baseado em nossas experiências. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.







2 comentários:

  1. Antonio Leme30 outubro, 2014

    Guarapari é mesmo uma pérola do Espírito Santo, parabéns por divulgar a cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, ficamos felizes com o seu comentário, Guarapari é mesmo uma cidade encantadora!! #Temqueir

      Excluir

Destaques

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.