slider

Destaques

18 de junho de 2014

Maranhão - Lugares que você tem que ir! Lençóis Maranhenses, São Luís, Alcântara...

Post Índice




Há muito tempo tínhamos vontade de conhecer os famosos Lençóis Maranhenses, mas achávamos que era uma viagem além de cara, muito trabalhosa, difícil de ser planejada já que teríamos que ir primeiro para a capital São Luis onde fica o aeroporto e de lá encarar mais 4:00hs de estrada para chegar a Barreirinhas, cidade considerada principal porta de entrada dos lençóis Maranhenses...


O segredo dessa viagem foi o planejamento. Para não ficar cansativo optamos por ficar alguns dias em São Luis e aproveitar para conhecer a cidade, ficamos encantadas com a cultura, as praias e os passeios. Depois de alguns dias na capital reservamos por conta própria uma pousada em Barreirinhas, fomos de van e na volta para São Luís, devido o horário preferimos retornar de ônibus...e assim conseguimos economizar para fazer os passeios, provar da culinária e aproveitar ao máximo a viagem!

Então de forma simples vamos contar aqui todas as nossas experiência e dicas para te ajudar a planejar sua viagem a essa maravilha do nosso Brasil, o lugar mais lindo que conheci na vida até hoje!! Temqueir!

Passeios


Muitas pessoas apenas passam por São Luis, por ser a capital mais próxima dos Lençóis Maranhenses, mas não tem ideia de quanta coisa legal a cidade oferece. Fora a festa do Bumba-meu-boi que atrai turistas de toda a parte no mês de julho, o centro histórico com fortes influências portuguesas, as praias, as ruínas de Alcântara e as belezas de São José do Ribamar e Raposa (conhecida como "As Fronhas Maranhenses") merecem que você reserve no mínimo de 3 a 4 dias em São Luis para conhecer tudo!

Barreirinhas, cidade que fica a 265km de São Luis é considerada a principal porta de entrada dos Lenções Maranhenses, é de lá que saem os passeios para as Lagoas que se formam entre as Dunas, o passeio pelo Rio Preguiças... etc 
A melhor época para conhecer os Lençóis é de Maio a Agosto, no máximo até setembro, pois nesta época já choveu bastante na região, as chuvas pararam e as lagoas estão cheias! Fomos no final de maio e realmente estava tudo muito lindo!!  

Em São Luis algumas agências vendem o pacote completo para os Lençóis( transporte ida e volta São Luis x Barreirinhas + hospedagem+passeios) os preços vão de acordo com o número de dias, categoria da hospedagem e passeios que você escolher. Nós optamos por economizar e ir por conta própria para Barreirinhas (leia o post como ir de São Luis a Barreirinhas) Reservamos uma diária direto com a pousada ( leia o post onde se hospedar em Barreirinhas) e de lá contratamos os passeios. Foi simples e no final a conta ficou bem mais suave do que os valores que as agências estavam pedindo pelo pacote. #Ficaadica.

Pelas ruas de Barreirinhas muitas agências oferecem os passeios, mas tome cuidado, é fundamental escolher uma agência de confiança, pois escutamos muitos comentários por lá de pessoas que foram até os lençóis com guias que ficavam reclamando, não deixavam tempo suficiente para o banho nas lagoas e ainda se quer esperavam o por do sol. Imagina...ir aos lençóis e perder o por do sol!!

Nós fizemos todos os passeios, tanto em São Luis quanto em Barreirinhas, com a  Taguatur Turismo uma empresa que se tornou referência na região, foi a pioneira a explorar os lençóis e está a mais de 30 anos no mercado de Turismo.


O principal passeio de Barreirinhas são os que nos levam aos Lençóis Maranhenses, claro! Mas atente-se que eles são divididos em dois, um para conhecer a Lagoa Bonita e outro (o mais procurado) para conhecer os grandes lençóis que é onde fica a Lagoa Azul e diversas outras lagoas que se formam entre as dunas.
O ideal é que esses passeios sejam feitos em dois dias, tanto que na baixa temporada as agências não fazem a Lagoa Bonita e os grandes lençóis em um único dia. Na alta temporada até fazem , mas não é legal, pois são passeios cansativos, acaba sendo muito corrido, sem contar que o melhor horário para fazer os dois é a tarde porque o sol vai caindo e fica mais fraco para caminhar nas dunas e ainda tem o por do sol que é imperdível! Ambos saem das pousadas por volta das 13:40hs e retornam as 19:00hs
Como nós não tínhamos todas as informações, infelizmente reservamos apenas dois dias e uma noite para ficar em Barreirinhas e pelo horário que os ônibus retornariam para São Luis, não conseguimos fazer a Lagoa Bonita, fizemos os grandes lençóis ( Lagoa azul e mais 6 lagoas) e o passeio pelo Rio Preguiças até Caburé para conhecer os "Pequenos Lençóis"( que também é imperdível e o mais procurado depois dos Lençóis).

A Culinária do Maranhão é uma atração a parte!



Além dos pratos a base de frutos do mar, destaca-se o Arroz de Cuxá, preparado com gergilim, camarão seco, farinha , pimenta de cheiro e um ingrediente especial - a vinagreira ( hortaliça de origem africana muito comum no Maranhão), além de tortas típicas a base de muitos temperos e camarão e as tradicionais Tapiocas e Carne de Sol.

Outro destaque da culinária são as frutas da região ( murici, bacuri, cupuaçú, jussara ou açaí, etc..) que em forma de doces, mousses e sorvetes transformam-se em sobremesas deliciosas.

Na região, principalmente em Alcântara , famoso é o doce espécie , feito a base de côco que lembra cocada assada ou queijadinha, delícia!
E não deixe de experimentar o guaraná Jesus, produzido no maranhão, difícil de encontra em outros lugares do Brasil e tem um sabor único ( lembra um pouco o aquele chiclete babaloo, rs, diferente de tudo que já tomei, adorei!)

Para facilitar, separamos em tópicos todas as nossas experiências e dicas.


São Luís - MA

Por que conhecer São Luis? (Motivos para você reservar alguns dias na capital ao invés de seguir direto para o principal atrativo do estado, os Lençóis Maranhenses...)
City Tour em São Luís ( centro histórico, casa das Tulhas...)
Passeio de São Luís a Alcântara - MA ( História, ruínas, doce de espécie...)
Passeio de São Luís a São José do Ribamar e Raposa ( Padroeiro do Maranhão e Passeio de barco até as "Fronhas Maranhenses")
Praia do Calhau - São Luís ( A praia, orla , feirinha de artesanato e delícias...)
Hotel Pestana São Luís (Praia do Calhau)
Restaurante Cabana do Sol - São Luís ( Arroz de Cuxá e o melhor filé de Carne de Sol do Brasil...)
Churrascaria Passo Fundo - São Luís ( preço único para comer a vontade com sobremesas inclusas...)

Barreirinhas - Cidade porta de entrada para os Lençóis Maranhenses

De São Luis aos Lençóis Maranhenses - Barreirinhas ( ônibus, Vans, Táxi...)
Onde se Hospedar em Barreirinhas ( Pousada D'Areia)
Passeio aos Lençóis Maranhenses ( Lagoa Azul, Dunas e outras Lagoas chamadas de grandes lençóis...)

Passeio pelo Rio Preguiças ( Vassouras, Pequenos Lençóis, Farol de Mandacaru, Caburé...)
A noite em Barrerinhas - Restaurante Barlavento (Av. Beira Rio)
Restaurante Marina Tropical - Barreirinhas - MA 
Sorvetão - Ma ( o melhor sorvete de Tapioca que tomei na vida! )

Informações Úteis

Passeios realizados com a Taguatur Turismo
Informações e Preços: Tel.(98) 2109-6400/98 98126-5666
sac@taguaturturismo.com.br



* Baseado em nossas experiências. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.


0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.